31/07/2017

A Energia que vem do Sol.




Todo dia o Sol despeja na terra cerca de 1410 W/m² de energia pura na terra, mas é claro que existem perdas, em média 19% é absorvido pela atmosfera e 35% refletida pelas nuvens, nos deixando com 630W/m² que ainda assim é um valor incrível.

Para que tenha uma noção, para ligar uma geladeira você precisará em média de 260 W, uma televisão, 180 W e uma lâmpada de LED, 9W.

Eu sei, é impressionante imaginar que com essa energia poderíamos sustentar uma casa pequena, mas vamos melhorar ainda mais esse cálculo, imagina agora sua casa, ela não deve ter menos de 5 metros de largura e 5 metros de extensão, é isso mesmo que está pensando, a sua casa recebe muito mais de 7000 W de energia todos os dias.

Essa energia vem principalmente em forma de luz visível e ultravioleta, mas é verdade que ainda não sabemos aproveitar essa energia tão bem. Temos algumas maneiras de aproveitar como usar o calor do sol para aquecer a água ou aproveitar a luz para iluminar as casas, mas você já deve ter percebido que é por isso que as casas são feitas com janelas.

Outras maneiras são as usinas hidrotérmicas que utilizam o calor do sol focado em uma região para aquecer um reservatório de água e daí girar as turbinas e através da indução produzir eletricidade, esse processo é o mais comum, mas não é por isso que vocês estão lendo esse texto.

A verdade é que em 1887 Hertz conseguiu detectar pela primeira vez que a radiação eletromagnética poderia gerar eletricidade, mas foi seu aluno, Philip que elaborou o experimento que comprovou que a incidência de raios ultravioleta poderia arrancar elétrons de um metal, e isso foi só o começo.

Essa descoberta gerou muita confusão no mundo da Física, pois até então as ondas eletromagnéticas eram apenas ondas e não transmitiam sua energia, para isso elas teriam que se comportar como pequenos corpos, e foi exatamente isso que Einstein disse, as ondas eletromagnéticas é uma onda que se movem em pequenos pacotinho que chamaremos de fótons, e quando acerta em cheio um elétron aprisionado em um átomo, ele poderá ganhar energia suficiente pra escapar de sua prisão e ser livre por um breve tempo. É claro que tomei um pouco de liberdade literária para enfatizar as maravilhas que esse efeito trouxe para as nossas vidas, chamamos essa condição da radiação de dualidade onda-partícula e o efeito causado de efeito fotoelétrico.

Essa descoberta é tão importante para a produção de energia porque foi através dela que conseguimos produzir, talvez a mais limpa energia que já conseguimos produzir na terra até então, a energia solar, que pode ser aproveitada sem a necessidade de turbinas, geradores ou qualquer outro equipamento que possa impactar a natureza.

Isso é possível porque a radiação eletromagnética, além de um nome bonito, é uma classificação de ondas quanto a sua natureza, que não precisão de meio material para se propagar, e se você não percebeu ainda, a luz é uma onda eletromagnética, assim como o WIFI que está usando agora, e sim, a luz do Sol é composta por essas ondas.

Como vocês podem ver, essa energia limpa, nos é fornecida de graça todos os dias e podemos utiliza-la à vontade como as plantas que vivem e crescem naturalmente usando o sol como fonte principal de energia.

Pesquisem, se informem, esse assunto não é só interessante, ele faz parte do nosso futuro na terra, da nossa sobrevivência principalmente, e só com o conhecimento conseguiremos avançar para um mundo onde a vida florescerá com vigor para viver.




Referências:
*FERREIRA JUNIOR, M., MACIEL, E., SILVA, L., SOARES, S., SOUZA, M.. ENSINANDO EFEITO FOTOELÉTRICO DE FORMA CONTEXTUALIZADA E PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO. Anais da Semana de Licenciatura, América do Norte, 1, mai. 2014. Disponível em: http://www.jatai.ifg.edu.br/semlic/seer/index.php/anais/article/view/311/107. Acesso em: 09 Mar. 2017.
*PIMENTA SILVA-, N.; INÊS RIBAS RODRIGUES-, M. FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO: O EFEITO FOTOELÉTRICO EM QUATRO FOCOS. [s.d.]. 

*HALLIDAY, RESNICK, WALKER; Fundamentos da Física, Vol. 3, 8ª Edição, LTC, 2009