25/07/2017

Uma Breve Introdução ao Eletromagnetismo.


O nome magnetismo vem da Grécia antiga, para ser mais exato de uma cidade chamada Magnésia, onde eram encontrados um mineral que tinha a capacidade de atrair o ferro, esse material foi chamado de Magnetita.
No século VI a.C. Tales de Mileto tentou explicar esse fenômeno como uma espécie de vida que existia dentro da Magnetita e do Âmbar, essa vida se comunicava com o ferro, passando um pouco dessa vida para ele.
Séculos se passaram e essa explicação continuou.
Imagina-se que os chineses já haviam descoberto o magnetismo antes dos gregos, porque existem artefatos datados de 300 a.C. que são uma espécie de bússola feita com uma colher de magnetita.
Porém foi na Europa, na era das navegações, que os estudos sobre o magnetismo ganharam mais importância, e em 1292 foram nomeados o polo norte e o polo sul.
Já em 1600 Gilbert descobriu que era possível imantar por indução, e mostrou pela primeira vez que a terra poderia ser um grande imã. Ele construiu um globo redondo com imãs nos polos e mostrou como isso tinha influência nas bússolas.
Mais tarde, Coulomb criaria o pêndulo de torção magnética para calcular a forças magnéticas de um imã.
Hoje, nós sabemos que o Eletromagnetismo é composto pela eletricidade e pelo magnetismo, e uma característica importante os distingue é a carga elétrica.
Para a eletricidade podemos ter corpos carregados positivamente que negativamente, onde cargas opostas se atraem e cargas iguais se repelem, porém no magnetismo não temos essa distinção de cargas, apenas uma orientação magnética que chamamos de polo norte o polo sul magnético.
Imãs, por exemplo, são corpos de materiais magnéticos, ou ferromagnéticos como o ferro, cobalto, níquel. Esses materiais são constituídos por regiões de sua estrutura chamadas de domínios magnéticos.
Normalmente esses domínios magnéticos estão desordenados, precisando um campo magnético para alinhá-los, porém com o tempo eles voltaram ao seu estado original.
Imãs naturais adquiriram sua magnetização por resfriamento de rochas de materiais ferromagnéticos, como a magnetita, sob a ação do campo magnético terrestre.
Esses materiais tem uma temperatura limite, o ponto de Curie, onde acima dessa temperatura, os domínios magnéticos se desorganizam e se tornam aleatórios.
Para a magnetita, o ponto de Curie é de 585 °C. Nessa temperatura, sobre o efeito do campo magnético da terra, o material será formado com os domínios magnético já orientados.
Imãs artificiais são feitos a parti de um campo externo, e a orientação do seu campo será determinada pela direção do campo de incidência, exemplo, quando esfregamos um imã em uma agulha, ou encostamos por um determinado tempo em uma barra, ou até mesmo pela indução gerada por um campo elétrico. 
Desta forma, como vocês já devem ter percebido, não existe um polo magnético isolado, assim quando partimos um imã, formamos dois novos imãs, e sua orientação vai depender da forma como os imãs foram partidos.