09/07/2017

O Jardim e a Vida.



No âmbito literal, análogo a realidade trago a prática da jardinagem, meio comum de cultivo de um sistema orgânico sustentável equiparado aqui as relações humanas. Como analisarei de forma poética ligações interpessoais, defino o coração como a área de cultivo e os relacionamentos construídos com os indivíduos como plantas.
O coleguismo terá o valor de uma herbácea, sem partes lenhosas, onde a simples mutualidade entre as trocas de serviços seriam o incentivo necessário para manter sua presença enquanto as flores trariam beleza, aroma e sofisticação, por esses aspectos definirei como relações afetivas amorosas.
As maiores árvores e as mais bonitas são as bases sólidas, pertinentes, duradouras, frutíferas e belas, estas serão categorizada ao singelo sentimento de amor, seja fraternal, ágape ou sexual. Todas se constituem com raízes profundas e fariam muita falta por muito tempo caso fossem removidas.
Para as relações ruins tem um efeito negativo é atribuído ao jardim, como as pragas e as ervas-daninhas, poluentes e sugadores que tem como objetivo apenas destruir, devastar e infectar todo o trabalho realizado. Quando infectados, o trabalho para manter o cultivo torna-se exaustivo. Com as plantas doentes, as relações enfraquecem e tendem a morrer, mesmo as grandes árvores não resistem ao mal.

Na jardinagem, o cuidado é essencial e junto com ele decisões importante como a quantidade de água que será aplicada, quais os adubos serão corretos para determinadas plantas, quais redutores e incrementadores de minerais trataram melhor a terra, caso necessário, a própria mudança da terra ou até mesmo a fatiga escolha de qual planta deve ser sacrificada para que o jardim prospere porque infelizmente, nem todas, por mais que tenha trabalhado, serão boas para o resto do jardim.
Parece difícil, mas ainda pode ficar um pouco mais, porque a saúde do seu jardim não depende apenas de seu cuidado e conhecimento, existem fatores externos que não se importam com o que o jardineiro quer ou deseja, por melhor que seja. Esses fatores podem aparecer como um furacão e arrancar seu jardim do chão, podem vim com uma brisa leve e inocente se espalhando silenciosamente ou até mesmo de uma semente ruim que plantou e estragou o solo. Não é possível prever esses eventos, apenas ter paciência, porque sempre existe um arco-íris atrás de cada tempestade.
Com o passar do tempo, inevitavelmente algumas plantas morrem, cumprindo o ciclo natural, nada é eterno enquanto vivo, mas da morte o terreno também se alimentará e ficará mais forte, abrindo espaço para uma nova experiência.
Cada jardineiro carrega em si o carinho de sua criação, dentro de seu peito o jardim é cultivado e por isso quanto mais bonito e saudável for, mais feliz e realizado será aquele que o cultiva.