22/08/2014

A Ciência do Mundo




But I'm Still Here, I'm Still Here - Wallis Bird


Confrontar, encarar, duvidar é algo que fazemos o tempo inteiro com todos ao nosso redor, no entanto confrontar os próprios desejos, encarar sua própria verdade e duvidar das ações que toma diariamente pode tornar uma chuva simples e calma na mais turbulenta das tempestades.
Antes de adentrar os próprios pensamentos certifique que tem maturidade suficiente para entender e perdoar o que irá descobrir, lembre-se que você também é parte do meio e seus erros não são apenas consequências das suas atitudes. Esse pensamento pode não dizer muito agora, mas quando perceber que os mesmos erros, defeitos e desconfortos que apontou nos outros também existem em você perceberá uma nova realidade.
Olhar o espelho antes de entrar em nesse estado meditativo é algo aconselhável, porque essa ação faz despertar uma nova visão, o espectador. Depois de alguns minutos de preparação chega a hora de começar a refletir.
Feche os olhos, respire fundo, limpe a mente de qualquer desejo ou vontade. Feito isso, desprezará a existência ao seu redor, o que permitirá pensar nas próprias ações, nas atitudes e as palavras que costuma usar no seu dia-a-dia, revivendo cada segundo.
Irá analisar suas ações com seus novos olhos, o espectador que agora paira ao seu redor, acompanhando cada ação. Olhos que analisarão cada movimento e julgarão severamente cada erro, porque no fundo achamos que somos perfeitos, por mais humildes que sejamos, achamos que somos perfeitos.
A princípio pensará em mudar, corrigir os erros, melhorar a postura social, mas não é possível destruir tão rapidamente o que anos passou fortificando. Ainda temos que passar por vários estágios para conseguir a força necessária para alcançar as mudanças desejadas.
A depressão é o estágio mais difícil. Quando começar a confrontar os erros irá deparar com o fracasso de não conseguir vencer, então tentará novamente e mais uma vez fracassará porque não tem o que é necessário, não tem dor suficiente em seu interior. Essa sensação tomará conta do seu espírito, sobrecarregando e cansando seu corpo, deprimindo, derrubando, afastando e acumulando dor.
Pensará que o ódio é o único caminho, sentirá muita raiva, suas lágrimas não mais cairão porque acreditará não ser merecedor do privilégio que é chorar. A vida passará a ser um fardo e as outras pessoas serão apenas isso, outras pessoas. Ninguém saberá sobre sua vida porque também acredita que ninguém se importa com o que tem a dizer, a maldade estará sobre todos os lugares e a vida em si será negra.
Parece um buraco muito fundo, mas o ódio não tem limites, então se odiará cada dia mais até uma certa manhã que vai acordar e gritar alto o mais forte rosnar que estiver preso em seu peito, liberando seus próprios instintos para agirem da forma que quiserem, nesse momento pouco importará os erros.
Então quando não suportar mais essa loucura, voltará para a frente do espelho e mais uma vez conversará consigo mesmo, entrando em um novo estado de meditação. Nada mudou em você, porém algo está diferente, agora você tem a força necessária para corrigir os erros do passado, porque os mesmos não são mais importantes já que descobriu o vazio que sempre residiu no seu âmago.
Mudar agora será uma questão de vontade, o ódio nunca sairá, os erros sempre serão supervalorizados. As ideias, quase sempre desprezadas, agora seguirão sem o mesmo brilho. O medo quase não existirá e a vida, essa não passará de um momento a mais procurando uma razão pela qual sobreviver.
Parece triste sim, mas na realidade é o contrário, o esclarecimento nos mostra a dor de sermos quem somos e sermos humanos também. Mostra nossas incapacidades e nossos limites, o que fará levar a sério cada decisão que tomaremos, sem nos influenciar pelos sentimentos que antes nos atrapalhariam.
A esse processo eu chamo de renascimento, o mundo não é belo, os detalhes não são lindos, mas a realidade não é cinza. Não si engane, eles querem te controlar, mas só conseguiram isso se você estiver dormindo.

Esclarecimento é liberdade, lembra que você também é parte do meio e seus erros não são apenas consequências das suas atitudes, então se quer parar de errar, você precisa mudar o mundo ao seu redor, acordando as outras pessoas. Alguns não conseguiram resistir, a verdade é que a realidade foi feita para poucos, não seja mais um deles ou outro sonhador, seja você mesmo, personalize, torne-se real.